Estudo de Arte – artista Mazé Mendes

Mazé   FOTO

Maria José de Oliveira Mendes nasceu em Laranjeiras do Sul (PR) e passou a infância e adolescência em Palmas (PR). Vive e trabalha em Curitiba desde 1969.

01

É bacharel em pintura com licenciatura em desenho pela escola de música e belas artes do Paraná (Embap/ 75). Pós -graduada em metodologia do ensino superior pela faculdade de arte do Paraná (fap/ 86) com cursos de extensão em história da arte e gravura. Ministrou oficinas em diversas cidades do Paraná, pela SEEC/PR e nos festivais de inverno da UFPR em Antonina/PR. Lecionou na faculdade de artes do PR até o ano de 2008.

Tem participado ativamente de várias exposições no Brasil e no exterior.

Confiram a entrevista que Mazé Mendes concedeu à Camilla Carpanezzi, professora de Arte da Escola Trilhas, no mês passado.

ONDE VOCÊ MORA E COM QUEM? Moro em Curitiba, no Alto do Pilarzinho, próximo a muitos parques e área verde, onde tenho minha casa e meu atelier, meus filhos ainda moram comigo.   COMO É SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO? Meu processo de Criação sempre acontece através de observações do cotidiano, das vivências, lembranças ou viagens.   PODERIA FALAR ALGO SOBRE A OBRA ULTRAMARINO? A obra ULTRAMARINO é um Díptico de 300mX150m, óleo sobre tela, e que participou de uma exposição num Museu de Kobe no Japão em 2008. Trata-se de um grande “Grafismo” num imenso espaço azul, foi inspirado na geometria urbana das grandes cidades, seus tapumes e grafittes. 02

O QUE GOSTAVA DE BRINCAR QUANDO ERA CRIANÇA?

Quando criança gostava de brincar de tudo, de desenhar nas paredes (levava uns tapas de minha mãe), gostava de brincar com os meninos, de subir em árvore, gostava de colecionar sementes de cores e formas variadas, pedrinhas, vidrinhos ou “objetos” estranhos e guardava tudo na minha “caixa de segredos” (caso contrário seria jogado fora lá em casa) pois todos achavam que era diferente das outras crianças. Tinha uma coleção de miniaturas do artesanato indígena, de uma comunidade indígena de Palmas/ PR , creio q foram os meus primeiros referenciais de formas de arte.

QUAL SUA COR PREFERIDA?

Gosto de todas as cores, mas os Azuis e Vermelhos me fascinam mais.

QUAL A COR MAIS MÁGICA? POR QUÊ?

AZUL ULTRAMAR é uma cor mágica, parece o infinito. As pessoas se sentem atraídas por ela.

03     04 05

A cor azul ultramar antigamente vinha da pedra Lapis-lázuli moída.

EXISTE ALGUMA COR TRISTE? Acho que os tons ocres ou pasteis são mais frios, ou tristes (?) talvez.   NO FACEBOOK HÁ UMA FOTO COM NEVE, PODE CONTAR MAIS DESSE DIA? QUANTOS ANOS TINHA? A foto na Neve (no quintal de minha casa) era em Palmas onde morei quando criança e adolescente, creio q tinha uns 14 anos, por aí…   10

O QUE TE DEIXA FELIZ?

Me sinto feliz com meus filhos, Tiago e Julia (que já são grandes). Me sinto feliz rodeada de amigos, quando viajo e conheço lugares diferentes, quando danço (gosto de dançar) escutando música ou pintando.

O QUE VOCÊ SENTE QUANDO ESTÁ PINTANDO?

Quando estou pintando sinto uma grande paz, uma sintonia comigo mesma.

VI FOTOS DE CACHORRO NO SEU PERFIL, ELE É SEU? VOCÊ GOSTA DE CACHORROS?

Adoro cachorros, eles são super amigos e inteligentes, me fazem bem.

cachorro

Deixe uma mensagem para as 90 crianças (de 6 anos de idade) da Escola Trilhas.

PARA ESSA CRIANÇADA QUE JÁ SÃO O FUTURO!

PROCUREM SEMPRE OBSERVAR A NATUREZA, CUIDAR, PRESERVAR.

PROCUREM OBSERVAR AS CORES DO CÉU QUANDO O SOL SE PÕE, PROCUREM OBSERVAR A GRANDE DIVERSIDADE DE PÁSSAROS E ANIMAIS, COMO SÃO BELOS EM SUAS CORES E FORMAS.

AMAR OS ANIMAIS, CUIDAR DA ÁGUA DO PLANETA, DOS RIOS E SUAS NASCENTES, CUIDAR DA FLORESTA, DAS PLANTAS.

OBSERVAR AS CORES E AS FORMAS DAS PEDRAS, DAS FLORES E TUDO QUE A NATUREZA NOS OFERECE.

MAZÉ/ 2014