Escolha o oléo ideal para uma alimentação saudável

Nas prateleiras dos supermercados a variedade é tanta que é indispensável saber qual tipo de óleo é melhor para a saúde. Para ajudar a resolver esse dilema, a nutricionista Anna Carolina Alves, do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração, de São Paulo, respondeu algumas perguntas:

Qual é o melhor óleo de cozinha?

Os ideais são aqueles ricos em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), sem reduzir o HDL (o colesterol bom), necessário para nos proteger contra as doenças cardiovasculares. Entre eles estão o azeite de oliva extravirgem e o óleo de canola. Outra boa opção são os óleos compostos à base de óleo de soja e azeite de oliva.

Por que é importante consumir óleo vegetal?

Em uma dieta saudável, a gordura vegetal nos fornece energia, regula o metabolismo, auxilia o funcionamento do intestino e é peçachave no transporte de vitaminas para as células.

Qual é a melhor forma de usar o óleo?

O ideal é consumi-lo frio ou em preparações assadas, grelhadas ou refogadas. Do contrário, se o preparo recomendar a fritura, use o óleo apenas uma vez e depois descarte-o. Isso porque durante a reutilização são produzidos elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas e cardiovasculares. E, lembre-se: utilize apenas o suficiente para que o alimento não grude na panela.

O óleo de cozinha tem colesterol?

Não, nenhum tipo de óleo vegetal possui colesterol. Tal gordura é encontrada apenas em produtos de origem animal. Porém, mesmo isento de colesterol, o óleo de cozinha deve ser consumido com moderação.

Fonte: Repórter Diário