Doenças mais comuns no primeiro ano de vida

Esses contratempos acontecem e não há porque se desesperar. Mas é importante que nós estejamos sempre atentos e bem informados sobre as características de cada um deles.
shutterstock_144361600_OK-1024x683
Quem tem filho pequeno sabe. O primeiro ano de vida de um bebê é repleto de surpresas e descobertas agradáveis, como começar  andar ou falar. Mas, nesse período, há também a constatação de que é comum o surgimento de problemas de saúde ou incômodos pertinentes à idade, principalmente quando o bebê passa o dia no berçário. Isso acontece principalmente porque a imunidade das crianças ainda está sendo formada e não é tão forte quanto a de um adulto.

 

Resfriados comuns e infecção de ouvido são alguns deles.  É importante que os pais estejam sempre atentos e informados sobre as características dessas doenças e observar o desdobramento. Vale sempre à pena pedir orientação do pediatra do seu filho. Há doenças que pedem o acompanhamento médico mais frequente como, por exemplo, a bronqueolite, pneumonia  e a infecção urinária.

 

Bebês de zero a três meses devem ser observados  com mais atenção. Em caso de febre, precisam ser levados imediatamente  ao médico. Os pediatras Hélio Krakauer, do hospital Dr. Christóvão da Gama, Maria Amparo Martinez, do Hospital Santa Catarina e Lucilia Santana Faria, da coordenação médica da UTI pediátrica do hospital Sírio-Libanês, contam quais são as doenças mais comuns nessa faixa etária.

 

  1. Icterícia fisiológica

É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

  1. Resfriados comuns

A partir do quarto mês, período em que as mães voltam ao trabalho, é comum que o bebê tenha resfriados.  

  1. Bronquiolite

Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos.  Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos.

  1. Infecção urinária

É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal de resfriado ou gripe.  

  1. Bebê Chiador

É o nome dado a bronquite, que pode ocorrer em decorrência a uma gripe, ou à asma brônquica, que tem como desencadeador um processo alérgico.

  1. Otite

A infecção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está gripada e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.

  1. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.

  1. Infecções respiratórias das vias aéreas superiores

São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a escolinha. Nesse caso, a criança tem febre associada a coriza (nariz entupido ou escorrendo).

  1. Varicela

A varicela, conhecida como catapora, é causada pelo vírus herpes zoster. O contágio é por saliva, espirro ou tosse. Também ocorre quando as mãos entram em contato com vesículas contaminadas de alguém doente.

  1. Diarreias

As diarreias ocorrem por transmissão de vírus. É comum principalmente em bebês que ficam em berçários.  Geralmente a criança fica caidinha e precisa de muita hidratação.

  1. Dermatite atópica

Doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

  1. Tosse alérgica

É um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o bebê entra  em contato com a substância alergênica.

Fonte: Pais e Filhos.

 

Related posts

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o principal objetivo em criar uma data comemorativa era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais, e a necessidade da preservação dos recursos naturais. No Brasil, além do dia do Meio Ambiente,

Leia Mais

Aqui na Trilhas, todo dia é Dia do Brincar!

No mês de maio comemoramos o Dia Internacional do Brincar! No dia 28 de maio chamamos a atenção sobre a importância do Brincar na vida das crianças! Além de ser uma fonte essencial de alegria e diversão, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança. O ato de brincar desenvolve habilidades como a

Leia Mais