Dicas práticas para a volta às aulas

Como organizar o horário de sono, decidir quem vai levar e buscar, inventar novos lanches…

0,,17474408,00

VIDA PRÁTICA

A primeira semana…

Há ainda muitas dúvidas e pontos a resolver, apesar de você já ter passado por tantos ao escolher a escola ou manter seu filho na mesma. Junto ao medo de ele chorar na escola e de sentir saudades, você vai ver que terá de mudar a hora do “soninho da tarde”, que novos alimentos introduzidos na escola podem alterar o funcionamento do intestino dele, e, claro, precisará resolver como vai preencher o vazio das horas que ele estará na escola. O que você quer mesmo é saber se tudo ficará bem. E o que bate forte é a alegria e a emoção de ver que o filho está em uma nova etapa da vida.

Mantenha alguns hábitos antigos

Você vai precisar ser uma rainha da organização da rotina e mais: a entrada na escola vira os horários do avesso. Mas manter alguns hábitos que a criança tinha antes da escola é importante, principalmente se ela for bem pequena. Ela não quer mais ouvir histórias nem comer na hora do jantar? Mostre que isso continua importante, que é uma espécie de ritual dentro de casa. “Algo gostoso que só fazemos aqui”, que tal? Por outro lado, a escola muda as preferências, dá outros referenciais, e isso pode significar repensar a rotina antiga, ver o que não interessa mais à criança. É um momento muito importante, pois ela está experimentando. E, de certa forma, os pais também.

Registre tudo!

Que tal fotografar o primeiro dia de aula? Aquela foto linda com a mochila, o uniforme novo, a expressão de ansiedade… pode virar uma coleção para todos os anos da escola. E será muito gostoso rever tudo isso mais tarde. Não só para a criança: você vai querer lembrar disso sempre.

4 toques importantes para entrar sem dramas na rotina das aulas

• Uma das maiores dificuldades quando o assunto é rotina é acostumar a criança a mudar seu horário de acordar. Se ela for à escola de manhã, comece a despertá-la em horários próximos aos da aula pelo menos uma semana antes. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se for estudar no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho dela.

• Nos dois casos acima, uma boa dica é, uma semana antes, seguir os horários que seu filho terá depois de começarem as aulas, como um treinamento mesmo.

• Leve-o para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Mostre onde vai ser a sala de aula e responda às dúvidas que aparecerem: quem é o professor, o que ele faz, quantos colegas têm na sala, para onde ele tem de ir, onde é o banheiro etc.

• Estabeleça antes uma rotina para o período em que ele não está na escola: hora das refeições, tempo livre para brincar, o momento da lição de casa, de descansar.

Olhos ainda mais atentos ao relógio.
Fonte: Crescer.

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais