trilhas dia mundial meio ambiente 2014 banner site

Reciclar o lixo, reaproveitar os materiais, consumir conscientemente, preservar a vida e a natureza são atitudes presentes em todas as atividades que envolvem nossos alunos. Por isso, podemos dizer que o Dia do Meio Ambiente aqui na Trilhas, é todo dia.

No Brasil, comemora-se o dia 5 de junho como o dia do meio ambiente desde 1974. A data, no entanto, surgiu dois anos antes, em 1972, durante a conferência anual das Nações Unidas. Naquele ano, a pauta principal do encontro era dialogar sobre a degradação que o homem vinha ( e ainda vem!) causando ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e a necessidade de preservar a diversidade biológica, acima de qualquer possibilidade.

A conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, cujos representantes criaram vários documentos relacionados às questões ambientais. Além de um plano para orientar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

Conscientização:

Os esforços para conscientizar as pessoas sobre atitudes diárias são constantes! E por isso, gostaríamos de enfatizar algumas questões que estão em voga sobre o meio ambiente.

Veja abaixo alguns assuntos relacionados à crise hídrica!

Nó em pingo d’água: Atual crise de abastecimento de água na grande São Paulo pode ensinar sobre os vícios na administração de recursos hídricos no Brasil. Leia na íntegra!

A pedagogia da crise: No papel, o modelo brasileiro de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos instituído pela Lei das Águas em janeiro de 1997 é o melhor dos mundos.  Leia na íntegra!

 Os lados do rio: A relação dos brasileiros com as águas é marcada pela ambiguidade. Berço das cidades, viraram a cloaca pública, mas também foram a área de descanso e a fonte de milagres. Hoje já se tornaram motivo para conflitos “A água anônima…” Leia na íntegra!

Veja também outros artigos interessantes:

 

 Editorial Berço Esplêndido

Saídas possíveis

A fonte secou

Cada gota em seu lugar

Mais crise à vista

Tecnologias ancestrais

Sem chuva, vale até reciclar esgoto

Em 2003, o projeto “Trilhas Sonoras” resultou no CD “Tô de Olho em Você” , com músicas que retratam o olhar dos alunos sobre os ecossistemas. Entre as canções, está a música “Turma da água” uma linda homenagem da Trilhas ao Meio Ambiente.

Turma da Água (CD Tô de olho em você- 2003).

TURMA DA ÁGUA

CHUÁ , CHUÁ , ÁGUA VEM VINDO PRA REFRESCAR

CHUÁ , CHUÁ , ELA É VIDA E NÃO PODE ACABAR

TEM NA NUVEM , TEM NO RIO , TEM NO MAR , TEM

PARECE QUE TEM MUITO , MAS TEMOS QUE CUIDAR

CHUÁ , CHUÁ , ÁGUA VEM VINDO PRA REFRESCAR

CHUÁ , CHUÁ , ELA É VIDA E NÃO PODE ACABAR

NÃO É BRINCADEIRA, FECHE A TORNEIRA NA HORA DE ENSABOAR

NÃO IMPORTA O TAMANHO, LIGEIRO NO BANHO NA HORA DE ENXAGUAR

NÃO SABE DE NADA QUEM LAVA A CALÇADA TODO DIA , NEM PENSAR

VAMOS QUE VAMOS , VAMOS ECONOMIZAR

CHUÁ , CHUÁ , ÁGUA VEM VINDO PRA REFRESCAR

CHUÁ , CHUÁ , ELA É VIDA E NÃO PODE ACABAR

PINGO D`ÁGUA , CAI DA NUVEM , MOLHA A PLANTA

CUIDADO POIS VOCÊ , OLHA QUE PODE SE MOLHAR

CHUÁ , CHUÁ , ÁGUA VEM VINDO PRA REFRESCAR

CHUÁ , CHUÁ , ELA É VIDA E NÃO PODE ACABAR

OS BICHOS AVISAM QUE ELES PRECISAM DE ÁGUA BOA PRA TOMAR

OUTROS BICHOS PORÉM PRECISAM TAMBÉM DE ÁGUA BOA PRA MORAR

ÁGUA BOA , ÁGUA LIMPA, É BELEZA , É SUPIMPA , CHEGA DE DESPERDIÇAR

ÁGUA POLUÍDA , XÔ , NEM PENSAR

CHUÁ , CHUÁ , ÁGUA VEM VINDO PRA REFRESCAR

CHUÁ , CHUÁ , ELA É VIDA E NÃO PODE ACABAR

 

Milton Karam em parceria com as crianças da escola Trilhas. Sobre assuntos relacionados aos fenômenos naturais e temas ecológicos. Arranjos e produção musical do maestro Vicente Ribeiro em parceria com Alvaro Ramos. Projeto realizado com a iniciativa da Escola Trilhas e Gramofone+Musical.

 

Related posts