08/09: Dia Mundial da Alfabetização

 dia-mindial-alfabetização

 

Dia 8 de setembro foi declarado como Dia Mundial da Alfabetização em 1967, pela ONU e pela UNESCO. O objetivo era despertar a comunidade internacional para a questão do analfabetismo no mundo.

A estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 880 milhões de adultos  que não sabem ler nem escrever, que não têm a alfabetização básica, que seria quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo.

No entanto, à esse número é preciso somar alguns milhões de “analfabetos funcionais”, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar a matemática em seu benefício no dia a dia.

O pedagogo brasileiro Paulo Freire foi um estudioso da Alfabetização e criou, inclusive, um método de alfabetização de jovens e adultos, pelo qual tornou-se conhecido no mundo inteiro. Para Freire, ” a alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

Lançamos aqui um movimento em homenagem a esta data:  Convidamos nossos alunos para que façam doações de livros usados para as crianças da creche Mãe Solidária, que já recebe as doações de alimentos do projeto Trilha Solidária.

 

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais