08/09: Dia Mundial da Alfabetização

 dia-mindial-alfabetização

 

Dia 8 de setembro foi declarado como Dia Mundial da Alfabetização em 1967, pela ONU e pela UNESCO. O objetivo era despertar a comunidade internacional para a questão do analfabetismo no mundo.

A estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 880 milhões de adultos  que não sabem ler nem escrever, que não têm a alfabetização básica, que seria quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo.

No entanto, à esse número é preciso somar alguns milhões de “analfabetos funcionais”, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar a matemática em seu benefício no dia a dia.

O pedagogo brasileiro Paulo Freire foi um estudioso da Alfabetização e criou, inclusive, um método de alfabetização de jovens e adultos, pelo qual tornou-se conhecido no mundo inteiro. Para Freire, ” a alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

Lançamos aqui um movimento em homenagem a esta data:  Convidamos nossos alunos para que façam doações de livros usados para as crianças da creche Mãe Solidária, que já recebe as doações de alimentos do projeto Trilha Solidária.

 

Related posts

22 de março: vamos usar azul no Dia da Água?

Desde 1993, o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, como objetivo de despertar a população mundial sobre a importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Assim, anualmente a

Leia Mais

Confiram imagens da nossa Feira da Troca 2019!

No sábado, dia 16/3, realizamos o primeiro evento do nosso calendário escolar: a Feira da Troca! Muitas famílias participaram, trazendo os mais variados itens para trocar e fazer escambo. As crianças entraram no clima e fizeram negociações, valorizando assim a ideia de que nem sempre é necessário gastar dinheiro para ter novos brinquedos. Confiram algumas

Leia Mais