trilhas dia mundial da alfabetização 2014  banner site pré

Dia 8 de setembro foi declarado como Dia Mundial da Alfabetização em 1967, pela ONU e pela UNESCO. O objetivo era despertar a comunidade internacional para a questão do analfabetismo no mundo.

A estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 880 milhões de adultos que não sabem ler nem escrever, que não têm a alfabetização básica, que seria quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo.

No entanto, à esse número é preciso somar alguns milhões de “analfabetos funcionais”, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar a matemática em seu benefício no dia a dia.

O pedagogo brasileiro Paulo Freire foi um estudioso da Alfabetização e criou, inclusive, um método de alfabetização de jovens e adultos, pelo qual tornou-se conhecido no mundo inteiro. Para Freire, “a alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

Lançamos aqui um movimento em homenagem a esta data: Convidamos nossos alunos para que façam doações de livros usados para as crianças da creche Mãe Solidária, que já recebe as doações de alimentos do projeto Trilha Solidária.

 

Confira algumas programações e locais para leitura em Curitiba:

 

Minibiblioteca Ilha de Camões

Semana de Leitura Inclusiva

Oficina de Criação Literária

Bosque do Alemão e Hora do Conto

Bondinho da Leitura

Casa da leitura Manoel Carlos Karam

Casa da leitura Augusto Stresser

Casa da leitura Paulo Leminski

Semana literária Sesc Paraná

 

A valorização da leitura na Trilhas!

Posts relacionados