Dia do Brincar e as festas do pijama na Trilhas

Dia 28 de maio comemora-se o World Play Day  ou Dia Internacional do Brincar.  A data foi criada na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, em 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA), Freda Kim.

Freda Kim, criadora do Dia Internacional do brincar. (clique aqui para conhecê-la melhor).

Em 2001, numa reunião do Board da ITLA em Florença, definiu-se a data – 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito. Relembra que o Brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

“O que eu prevejo não é um evento ou série de eventos, nem nada que envolva preparativos dispendiosos (ou presentes caros). A essência do Brincar é infantil. É o que todas as crianças fazem naturalmente. O “Dia Internacional do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Internacional do Brincar”. (Freda Kim)

A data é comemorada em 25 países, tendo como princípio que brincar não tem idade, hora ou local: Brasil, Estados Unidos, Argentina, México, Uruguai, França, Suíça, Coreia, Japão, Canadá, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Chipre, Camarões, Equador, Turquia,  Itália, Holanda, Perú, Bolívia, Croácia, Romênia, África do Sul e Portugal.

Aqui na Trilhas, a comemoração do dia do brincar durou uma semana inteira! Entre as atividades comemorativas tivemos Festa do Pijama na Educação Infantil.

Confiram algumas imagens:

 

fonte: www.iacrianca.pt

 

Related posts

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais

Todas as escolas públicas de Nova York aderem à Segunda Sem Carne

Já está mais do que comprovado pela ciência de que uma das melhores maneiras de ajudarmos o meio ambiente éreduzir o consumo de carneou abraçar de vez a dieta vegetariana. Especialistas dizem que reduzir o consumo de carne vermelha é mais eficaz contragases do efeito estufado que deixar de andar de carro. Foi pensando nisso

Leia Mais