Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore!

Dia 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore no Brasil.

Podemos definir Folclore como um conjunto de lendas, histórias e mitos que as pessoas passam de geração para geração, transmitidas oralmente através dos tempos. Em geral, misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia de uma comunidade, de um povo…

As lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Muitas foram criadas com intuito de passar mensagens subliminares, lições de moral ou até mesmo para  assustar.

Já os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

No nosso país, esses mitos, lendas e figuras folclóricas enriquecem o imaginário popular e inspiram inúmeras festas, que acontecem no nosso país, como as festas juninas, Bumba-meu-boi, Congado, Folia de Reis, Festa do Divino e também o Carnaval.

Nos links abaixo, algumas sugestões de histórias de figuras folclóricas, para uma leitura compartilhada em família:

Boitatá

Matinta Pereira

Curupira

 Negrinho do Pastoreio

 Saci Pererê + Curiosidades sobre o Saci Pererê

Clique aqui para acessar outro post bacana sobre o tema.

Aqui na Trilhas, a data será comemorada com uma apresentação folclórica da equipe Parabolé para os alunos da Educação Infantil, no dia 24 de agosto!

Related posts

Alunos (as) recebem a visita de diferentes animais

Durante as ultimas semanas as turmas têm realizado pesquisas para o projeto Nome de Turma. Como o tema gerador desse ano é “Conexões de Toda Natureza”, os eixos de pesquisas estão voltados para a natureza, para as diversas espécies de árvores e de animais. Ana Carolina, veterinária e mãe da Trilhas, gentilmente trouxe alguns animais

Leia Mais

Água de oito em cada dez municípios do Paraná apresenta “coquetel” de agrotóxicos

Em cada oito de dez municípios paranaenses, os cidadãos, ao consumirem água, acabam ingerindo um verdadeiro coquetel de agrotóxicos. É o que revela uma investigação feita com base em dados do Ministério da Saúde, os quais apontam que em 326 das 399 cidades do Paraná (81,7% do total) foi testado positivo, entre 2014 e 2017,

Leia Mais

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais