Turmas dos 1ºs anos participam da produção de um vídeo stopmotion

As aulas de arte procuram enriquecer o olhar das crianças, com referências visuais da história da arte, relacionados sempre ao que estamos vivendo no mundo. Um dos temas trabalhados nos primeiros anos é um estudo da figura humana, através de diferentes possibilidades, buscando referências visuais para que esta observação possa acontecer. O objetivo é enriquecer a produção das crianças no desenho, pintura e em outras linguagens. O principal de tudo é este olhar aguçado sobre si mesmo e a percepção do outro, respeitando a diversidade na qual estamos inseridos.

Desse modo, as propostas são pensadas para que materiais diversos possam ser experimentados, e junto a isto, seu uso possa ser aprimorado, sejam eles lápis de cor, giz de cera e outros.

Este ano, nas aulas de arte, buscou-se a fotografia e o vídeo como recurso de trabalho. A técnica utilizada para a proposta foi a do Stop Motion, para que acontecesse uma brincadeira com o corpo em movimento e o seu comportamento no espaço.

As crianças, a partir de uma breve explicação sobre a técnica, puderam vivenciá-la na prática. Ela consiste em colocar na sequência, fotografias de um mesmo objeto (ou atores) para simular o movimento. Cada fotografia pode ser chamada de “quadro” e tal objeto/pessoa, na foto seguinte, sofre uma pequena mudança de lugar. É o que dá a sensação de movimento. Isto acontece devido a um fenômeno chamado “Persistência Retiniana”, em que o nosso cérebro tem a percepção de que algo se movimenta, pois, a cada segundo são colocadas fotografias em sequência, o que gera uma ilusão de ótica. O início do uso desta técnica faz parte da história do cinema e, atualmente, é bastante difundida e utilizada também em desenhos de animação pela indústria cinematográfica.

No vídeo a seguir o resultado desta produção realizada com as três turmas de 1º ano da Trilhas! A escolha do preto e branco da imagem e da trilha sonora são uma homenagem aos primórdios desta técnica no cinema. Um agradecimento às professoras e às professoras auxiliares, à equipe da Comunicação e às crianças, as protagonistas deste projeto!

 

Ana Zagonel Pereira

Professora de Arte da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Trilhas

 

Confiram o Stop Motion!

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais