Cocoricó sai das telas e ganha os palcos

As crianças estão acostumadas a ver “Cocoricó” na televisão, mas, a turminha desembarca neste mês em Curitiba trazendo na bagagem a primeira superprodução original teatral do programa infantil de maior sucesso na televisão brasileira. Adultos e crianças serão transportados, em um surpreendente mundo de aventuras, para a Fazenda Cocoricó ao lado do garoto Júlio, que se encantou com o trio de galinhas falantes, Lola, Zazá e Lilica, com o atrapalhado cavalo Alípio, o papagaio Caco, entre tantos outros personagens. Após lotar os teatros por onde passou desde a estreia, em abril de 2011, “Cocoricó – O Show” chega à cidade nos próximos dias 23 e 24 de junho. A curta temporada, com realização da Prime, será realizada no Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) com sessões no sábado (23) às 17hs edomingo (24) às 16h e 19hAlém dos bonecos motorizados, criados especialmente para esta montagem, o show contará com as mais famosas canções dos 15 anos do programa “Cocoricó” para embalar o público.

Os ingressos  estão à venda e os valores são: Plateia Inferior (filas de 01 a 15) – R$ 89,00 (inteira) e R$ 47,00 (meia-entrada) / Plateia Superior Central (filas de 16 a 28) – R$ 79,00 (inteira) e R$ 42,00 (meia-entrada)/ Plateia Superior Lateral (filas de 16 a 28) – R$ 69,00 (inteira) e R$ 37,00 (meia-entrada). A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos,professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE). Associados do Clube Curitibano e do programa de benefícios Teatro Positivo possuem 20% de desconto na compra de dois bilhetes por titular. PROMOÇÃO COMBO FAMÍLIA – Na compra de dois ingressos no valor da entrada inteira, ganha mais um bilhete. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.

O texto de Flávio de Souza transita pelos dois cenários clássicos do programa, a fazenda e a cidade. Júlio e sua trupe são convidados pelo primo João para fazer uma participação especial em um show na cidade. O grupo se prepara para apresentar apenas uma canção, mas ao chegarem ao circo descobrem que todos os outros artistas cancelaram seus números. Sendo assim, o palco será de Júlio, Alípio, Lola, Zazá, Lilica e Caco, que decidem apresentar todas as músicas cantadas por eles no dia a dia do Paiol, e convidam João para participar, já que o primo é um expert em street dance.

Com direção geral de Marília Toledo, os números musicais visitam os principais clássicos do repertório de ‘Cocoricó’, e a montagem propõe grande interatividade com as crianças, que participam ativamente cantando a plenos pulmões. A trilha do espetáculo foi selecionada pelo próprio Flávio de Souza, em parceria com o compositor Hélio Ziskind, e serve como  fio condutor de toda a narrativa apresentada no palco.

Os personagens reaparecem através de bonecos motorizados, criados especialmente para esta encenação, com coreografia de Fernanda Chamma. Além da utilização de bonecos de corpo inteiro, usa-se também a técnica de “live puppet”, criada por Sidnei Caria, através de uma “maquete filmada”, que apresenta a viagem de Júlio e sua Turma da fazenda para a cidade, num videoclipe animado.

A direção de arte é de Nani Brisque que valoriza os elementos característicos de cada cenário. Na fazenda, surgem rodas, palha, madeira, renda e tapeçaria. No caminho para a cidade, os variados matizes dão lugar ao cinza que é representado ainda pelo uso de peças de lixo reciclável, especialmente latas de alumínio e embalagens longa vida. O visual mais sóbrio de concreto logo dá espaço ao circo, com seu colorido e exuberância de panos e adereços.

“Cocoricó – O show” mantém a essência do programa da TV Cultura de transmitir uma mensagem positiva para o público, abordando temas fundamentais para a formação e crescimento das crianças, aliando entretenimento e conceitos educativos, além de resgatar o universo lúdico do imaginário infantil.

O programa já rendeu uma série de DVDs e livros, além de colecionar prêmios. O primeiro deles foi o 4º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens do Prêmio Unesco, de 1997. No Brasil, ganhou o Prêmio APCA, também em 97, como melhor programa infantil de TV. Em 2004, foi a vez de ‘Cocoricó’ levar o 7º Festival de Cinema Infantil da Cidade de Guayana, na Venezuela, nas categorias de melhor série de televisão e melhor música. Venceu ainda o 1º Festival Prix Jeunesse Ibero-americano, em 2006.

FONTE: Descubra Curitiba