Brincar ao ar livre faz bem à visão do seu filho

Mais um motivo para se divertir com o seu filho fora de casa. Atitudes simples, como passear no parque, andar pelas ruas e brincar no quintal de casa – ou no playground do prédio –, fazem bem à visão das crianças. De acordo com pesquisadores da Universidade Cardiff, na Inglaterra, quanto mais tempo a criança passa ao ar livre, menores são as chances de ela desenvolver miopia. Isso porque, quando a criança passa mais tempo fora de casa, brincando, por exemplo, ela exercita a visão de forma espontânea, ou seja, olha para perto e para longe (distâncias maiores de 5 metros), evitando assim danos ao globo ocular já que aumenta sua amplitude de visão.

O resultado dessa pesquisa está diretamente relacionado aos hábitos das crianças. Aquelas que passam mais tempo diante do computador e da televisão, por exemplo, são mais suscetíveis a terem problemas de visão porque olham durante horas seguidas só para objetos muitos próximos. “E o estímulo contínuo da visão de perto pode levar à miopia”, diz Luis Eduardo Rebouças de Carvalho, oftalmologista do Hospital Sabará (SP).

O especialista alerta que crianças com menos de 8 anos estão mais sujeitas a esse tipo de interferência visual. “A visão é um processo contínuo, a gente não nasce enxergando 100%. Ela se forma por completo entre 5 e 8 anos de idade, mas pode ser influenciada por fatores genéticos”, diz Carvalho.

Mas nada de ficar em pânico se não é sempre que você consegue estar com o seu filho ao ar livre. Uma dica simples pode ajudar a desenvolver a visão do seu filho: para cada hora na frente do computador ou da televisão, ele deve passar dez minutos com os olhos fechados ou olhando pela janela. De acordo com Carvalho, dessa forma a criança descansa a visão e treina diferentes focos, diminuindo o risco de miopia.

Quando levar seu filho ao oftalmologista

Algumas doenças oculares sérias podem aparecer logo após o nascimento. No entanto, como a criança ainda é muito pequena, os sintomas não são facilmente percebidos. Por isso, é importante fazer o teste do reflexo vermelho, chamado de teste do olhinho, realizado gratuitamente em algumas cidades nas primeiras 48 horas de vida. O médico incide uma luz de sistema refletor na retina, que é vermelha, para observar se há simetria entre as cores refletidas e diagnosticar possíveis doenças. Se for diagnosticada alguma anormalidade, o médico irá encaminhar o caso para um oftalmologista imediatamente. Se estiver tudo certo, a primeira consulta pode ocorrer por volta de 3 a 4 anos.

FONTE: Revista Crescer

Related posts

Escolas começam a enfrentar déficit de natureza das crianças

Se alguma escola ainda tem grama sintética no parquinho é melhor arrancá-la imediatamente. Está tudo errado nessa ideia meio anos 1980 de se construir um ambiente artificial para que a criança não se suje enquanto brinca no intervalo. Primeiro, porque a brincadeira no pátio não é vista mais apenas como algo que o aluno faz

Leia Mais

Campanha do Agasalho: não usa mais? Traz pra Trilhas!

Vamos arrecadar doações para a rede de famílias atendidas pela casa de Apoio Mãe Solidária, do Bairro Uberaba Estamos começando mais uma Campanha do Agasalho aqui na Trilhas. Convidamos as famílias dos nossos alunos e alunas a contribuírem doando roupas, acessórios de inverno e calçados. Tudo o que conseguirmos arrecadar será doado à Casa de Apoio

Leia Mais

A Feira da Troca será dia 5 de maio!

Este tradicional evento, acontece todos os anos e reúne familiares dos nossos alunos para uma manhã de muitas negociações! A ideia é simples: cada família reúne objetos, livros, roupas, calçados, uniformes da Trilhas, brinquedos…. que não são mais usados e trazem para tentar fazer trocas no dia do evento. O que não tem utilidade para uns,

Leia Mais