Bebê fica mais calmo quando é carregado pela mãe, diz pesquisa

Pesquisadores notaram que quando a mãe está andando com a criança no colo, os batimentos cardíacos diminuem e os músculos ficam mais relaxados

 

Crescer
 Shutterstock

Um novo estudo confirma o que muitas mães sabem por instinto: levantar-se e carregar um bebê agitado tem efeito relaxante. Os especialistas do Bran Science Institute, no Japão, monitoraram 12 bebês de idades entre 1 e 6 meses e descobriram que aqueles que eram carregados por suas mães ficavam mais relaxados do que aqueles cujas mães estavam sentadas.

Independentemente da intensidade da caminhada da mãe, os bebês agitados quando carregados sofrem mudança automática de comportamento. Os cientistas notaram que os batimentos cardíacos diminuem consideravelmente, o choro cessa e os músculos ficam menos rígidos.

“Carregar a criança pode ajudar a parar o choro e é uma alternativa para as mães de acalmar irritações de seus filhos a curto prazo, como um susto provocado por barulho ou a dor de uma vacina”, declarou o autor do estudo Kumi Kuroda. Publicada no jornal Current Biology, a pesquisa não conseguiu descobrir os motivos para essas alterações e ressalta a necessidade de mais investigações.

Esteja a mãe andando ou sentada, colo de mãe é bom em qualquer situação. Perto dela, o bebê sente-se em casa, reconhece o cheiro e os batimentos cardíacos que lhe é familiar. “O colo dá segurança e tranquilidade à criança, além do toque, da voz e do olhar afetuoso da mãe. Por isso, não raro o bebê para de chorar quando está em seus braços”, diz a pediatra Maria Esther Ceccon, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. E as mães também sentem os benefícios de um bom colinho, afinal, não tem coisa mais gostosa do que estar pertinho do filho, não é?

FONTE: Revista Crescer 

Related posts

Feira de Produtos Orgânicos na Trilhas

Uma novidade que chegou no finalzinho do primeiro semestre foi o início da Feira Orgânica na Trilhas, que acontecerá semanalmente, no refeitório da escola. Os produtos que estarão à venda são hortifrúti orgânicos, com certificação, distribuídos pelo Pangeia Orgânica, que já fornece alimentos para a Trilhas. O Pangeia Orgânica comercializa produtos orgânicos produzidos localmente, com

Leia Mais