Até quando é saudável imitar o irmão mais velho?

mania-de-imitar-o-irmao-mais-velho-55-942

As primeiras referências que a criança tem são os pais e os irmãos. Por isso, quando estão em fase de formação, é normal que imitem boa parte das ações praticadas por essas pessoas. É como dizem por aí: os pequenos são verdadeiras esponjas!

A maneira como os pais e irmãos gesticulam, andam, manuseiam objetos, como falam.

.. tudo é observado minuciosamente pelas crianças e imitado. Com o tempo, os caçulas começam a fazer suas próprias escolhas e a formar melhor suas personalidades.

Segundo a psicóloga clinica Milena Frankfurt, esse comportamento é saudável e contribui para a formação da criança. Porém, ele não possui data nem hora certa para deixar de existir. “Geralmente com a chegada da adolescência é comum os gostos mudarem, a forma de se vestir, de falar etc. E a personalidade de cada um vai sendo ‘moldada’ com base nestas novas experiências também”, explica.

A imitação, quando excessiva, pode comprometer de alguma forma o processo de formação de identidade do filho mais novo. Conforme explica a psicóloga clínica, a criança acaba não identificando o que gosta ou não, por estar sempre imitando o irmão mais velho.

“Isto pode acarretar em conflitos no sentido de a criança não se sentir uma pessoa diferenciada, espontânea, além de ter dificuldade de tomar decisões de forma independente”. E orienta: “Os pais precisam saber que imitar é saudável, principalmente na infância, e devem valorizar essa ação. Até para que o filho mais velho tente sempre ser um bom exemplo para o irmão.”

Fonte: Vila Mulher.

Related posts

A 24ª Feira Literária da Trilhas vem aí!

A 24ª FLiT acontecerá no dia21 de setembro, das10h às 13h. É sempre uma alegria preparar a nossa feira do livro, um evento que realizamos há 24 anos e que foi ganhando grandes proporções, para além das narrativas escritas e por isso está sendo rebatizada como Feira Literária da Trilhas. Ou simplesmente FLiT! Quem faz

Leia Mais

Delícias saudáveis: receita de Biscoito de Mel

Com frequência, nossos alunos e alunas literalmente colocam a mão na massa para executar receitas saudáveis nas aulas de culinária, conduzidas pela nossa nutricionista Graziela Carrão. Há alguns dias, duas turmas do Período Integral, da professora Viviane Deslandes, fizeram bolachas de mel com especiarias! Foi um sucesso total!Confiram abaixo a receita da bolacha e as

Leia Mais

Gravação do CD Conexões de Toda Natureza

Na semana de 19 de agosto a 23 de agosto, aconteceram as gravações das músicas que irão compôr o CD Conexões de Toda Natureza! O auditório da Trilhas foi transformado num estúdio de gravação para captar as vozes das crianças para o CD tema do Projeto Trilhas Sonoras2019. Todas as turmas gravaram suas músicas deste

Leia Mais