Análise de charge por alunas de 3º ano

Confira os textos que as alunas Aléxia e Clara, da turma das Sete Quedas – 3º ano A, produziram inspiradas na charge abaixo:

charge

 

Eu não alimento lixo!

Nos últimos anos, as indústrias e as pessoas, no geral, estão poluindo demais os rios e córregos das cidades brasileiras. Os rios são poluídos diariamente por lixo tóxico das indústrias, produtos químicos, pneus velhos, restos de embalagens, restos de alimentos e esgoto.

Muitos bairros da nossa cidade não estão ligados à rede de esgoto, desse modo essa água suja não é tratada pelas estações de tratamento e vai parar nos rios, e por último no mar. Tudo isso causa um problema sério para a saúde dos cidadãos. Há famílias que moram perto dos rios, as crianças brincam por lá, são contaminadas e ficam doentes. Se chover muito, piorou a situação, né? A água do rio sobe e invade as casas, espalhando sujeira por todo o lado!

O lixo tem o seu lugar certo! As prefeituras devem continuar fazendo campanhas para ensinar as pessoas a separarem o lixo orgânico do reciclável e colocar nos dias certos para a coleta do lixo. Cada um deve fazer a sua parte, pois devemos nos esforçar para produzir menos lixo, contribuindo para um planeta mais limpo e saudável!

Autora: Aléxia Brasil Skroch.

 

 

A poluição das águas

Um dos maiores problemas que existe atualmente é a poluição dos rios. A falta de tratamento de esgoto, o descuido das pessoas com o descarte inadequado dos lixos, também são algumas causas. A água da chuva leva o lixo que as pessoas jogam nas ruas para os rios.

Uma das consequências é a destruição da vida aquática e toda a cadeia alimentar. Além disso, tem também o mau cheiro das águas e a diminuição de sua qualidade.

Uma das formas de resolver esse problema é conscientizar as pessoas a separarem o lixo, não jogar entulho nos rios e principalmente, reciclar.

Autora: Clara Reis Castecki Campi.

Posts relacionados

Dia das Mães

MÃES As mães não inventaram o Dia das Mães, o comércio inventou o Dia das Mães. As mães inventaram o colo carinhoso, o beijo lambuzado de sorvete, o abraço cheio de areia e barro, as mãozinhas sujas de tinta em seu vestido novo. As mães inventaram o doce olhar lacrimoso no dia do casamento do

Leia Mais

Ações sustentáveis da Trilhas

Quem faz ou já fez parte da comunidade trilheira, sabe que ensinar nossos alunos e alunas a gerir com responsabilidade os recursos naturais da Terra, é uma atitude que está no topo da lista de prioridades da escola. Ao longo dos anos, várias iniciativas e mudanças na rotina e procedimentos da escola são exemplos de

Leia Mais