Alunos do ensino fundamental visitam a Câmara de Curitiba

Na tarde desta quarta-feira (14) a Câmara recebeu a visita de alunos da Escola Trilhas, que vieram conhecer a Casa e entender um pouco do seu funcionamento. As crianças, com idade entre 7 e 8 anos, estavam sob a coordenação da professora Eliane Barreto Maia Santos, que destacou a importância da visita para o processo de aprendizado. “Desde que avisamos às crianças que esta visita seria feita, elas se mostraram empolgadas e repletas de questionamentos, o que revela um nítido interesse na compreensão da política e de seus mecanismos. Como entidade de ensino, cabe a nós incentivar essas inquietudes e mostrar os caminhos que levam às respostas”, disse a professora.

No Plenário, as crianças receberam explicações por parte de funcionários quanto aos procedimentos adotados pelo Legislativo Municipal. Questões como o número de vereadores em atividade na Casa, natureza dos projetos, etapas de aprovação, interesse público, eleições e voto obrigatório foram abordados pelos estudantes que, ainda pequenos, demonstraram assimilar os conceitos.

Fundada em 1994 pelas educadoras Maria Inês Galvão e Ivanir Irene Dedecek, a Escola Trilhas oferece ensino particular infantil e fundamental. “Os professores conduzem os alunos a fazer as perguntas certas, a perceber que são produtores ativos do próprio conhecimento. Esse caminho é norteado por valores e princípios como autonomia, responsabilidade, cooperação, respeito ao bem comum, às diferenças e à coletividade”, destaca o texto de apresentação da Escola, em seu site.

A Câmara está aberta para receber turmas de estudantes de todas as etapas de ensino, com agendamento prévio.

image3 image2 image1

Fonte: Câmara municipal de Curitiba