Alunos da Trilhas visitaram a Reserva Ambiental Serelepe

Durante o mês de junho, os alunos dos 1os  anos da Escola Trilhas visitaram  a Reserva Ambiental Serelepe, localizada no Município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. O passeio pedagógico funciona como um complemento prático de tudo o que os alunos aprendem anteriormente em sala de aula.

Os alunos que participaram do passeio assistiram à apresentação do teatro de fantoches sobre o “Ciclo de vida das borboletas”. Com orientação de uma bióloga, conheceram o primeiro Borboletário do Paraná, e puderam observar diversos tipos de borboletas e também processos de metamorfose.

Foram inúmeros aprendizados relacionados ao solo, adubos e resíduos orgânicos. Durante a visita à horta e ao Minhocário, os alunos puderam mexer na terra e acabaram encontrando diversas minhocas. Além disso, conheceram o condomínio das colmeias nativas e observaram como ocorre o processo de polinização e a formação do mel.

Outro projeto da Reserva é o Formigário, onde se pode conhecer diferentes espécies de formigas e observar a vida desses pequenos insetos. Os alunos também passearam pela Floresta e fizeram a Trilha Interpretativa – experiência sensorial que mistura os cinco elementos da natureza (água, ar, plantas, terra e animais) com os cinco sentidos da percepção humana (visão, audição, olfato, tato e paladar).

A Reserva Ambiental Serelepe foi criada em 2004 e visa a preservação dos 110 hectares de vegetação remanescente de Floresta Atlântica e de Mata Araucária. O espaço tem foco na educação ambiental,compartilhando conhecimentos, atitudes e valores para a conservação do meio ambiente .