Alunos conhecem processo legislativo em visita à Câmara

A Câmara de Curitiba recebeu uma visita especial nesta terça-feira (7). Cinquenta e cinco estudantes da Escola Trilhas – Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental conheceram as instalações da Casa e tiveram uma aula sobre o processo legislativo municipal.
Os alunos são do 3° ano do Ensino Fundamental (antiga 2ª série) e têm idade entre 7 e 8 anos. A visita foi agendada pela própria instituição, como complemento das aulas de história e geografia, cujo projeto pedagógico prevê noções de administração pública e política.
Durante a passagem pela Câmara, as crianças conheceram mais sobre a instalação do Legislativo em Curitiba, a formação das leis e a importância das comissões, e ainda tiraram dúvidas que surgiram dentro da sala de aula. “Eles ficaram mais curiosos depois que fizeram uma pesquisa sobre o papel dos vereadores”, explicou a professora, Patrícia Ehlke.
Uma das mais curiosas foi Analena Bordin, de 8 anos, que contou o que descobriu sobre a Câmara: “os vereadores fazem propostas e aprovam e desaprovam o que o prefeito faz”. Já Lucca Stevan, 8 anos, disse que adorou a visita porque conseguiu aprender mais sobre a função dos parlamentares.
Ao ser questionado sobre o que aprendeu em sala de aula, Vinicíus de Souza Rodrigues, 8, foi mais além que os colegas. Ele gostou de saber que as pessoas só podem participar das eleições ao completarem 16 anos, e disse que, se pudesse votar com a idade que tem hoje não votaria, porque quer ter mais experiência para escolher seu representante.
Esta foi a primeira vez que os estudantes visitaram um órgão público. Ainda conforme Patrícia Ehlke, o principal objetivo da atividade foi entender a importância da participação dos cidadãos e, em especial, das crianças, na vida política.
Visitas
No primeiro semestre de 2012, três grupos de estudantes conheceram as dependências do Legislativo. Para este semestre, outras quatro visitas já estão programadas. As instituições deverão entrar em contato com o Cerimonial pelo telefone 3350 4795. Em breve, o agendamento também poderá ser feito diretamente no site da Casa.

FONTE: cmc.pr.gov