Alunos conhecem processo legislativo em visita à Câmara

A Câmara de Curitiba recebeu uma visita especial nesta terça-feira (7). Cinquenta e cinco estudantes da Escola Trilhas – Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental conheceram as instalações da Casa e tiveram uma aula sobre o processo legislativo municipal.
Os alunos são do 3° ano do Ensino Fundamental (antiga 2ª série) e têm idade entre 7 e 8 anos. A visita foi agendada pela própria instituição, como complemento das aulas de história e geografia, cujo projeto pedagógico prevê noções de administração pública e política.
Durante a passagem pela Câmara, as crianças conheceram mais sobre a instalação do Legislativo em Curitiba, a formação das leis e a importância das comissões, e ainda tiraram dúvidas que surgiram dentro da sala de aula. “Eles ficaram mais curiosos depois que fizeram uma pesquisa sobre o papel dos vereadores”, explicou a professora, Patrícia Ehlke.
Uma das mais curiosas foi Analena Bordin, de 8 anos, que contou o que descobriu sobre a Câmara: “os vereadores fazem propostas e aprovam e desaprovam o que o prefeito faz”. Já Lucca Stevan, 8 anos, disse que adorou a visita porque conseguiu aprender mais sobre a função dos parlamentares.
Ao ser questionado sobre o que aprendeu em sala de aula, Vinicíus de Souza Rodrigues, 8, foi mais além que os colegas. Ele gostou de saber que as pessoas só podem participar das eleições ao completarem 16 anos, e disse que, se pudesse votar com a idade que tem hoje não votaria, porque quer ter mais experiência para escolher seu representante.
Esta foi a primeira vez que os estudantes visitaram um órgão público. Ainda conforme Patrícia Ehlke, o principal objetivo da atividade foi entender a importância da participação dos cidadãos e, em especial, das crianças, na vida política.
Visitas 
No primeiro semestre de 2012, três grupos de estudantes conheceram as dependências do Legislativo. Para este semestre, outras quatro visitas já estão programadas. As instituições deverão entrar em contato com o Cerimonial pelo telefone 3350 4795. Em breve, o agendamento também poderá ser feito diretamente no site da Casa.

FONTE: cmc.pr.gov

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Alunos e alunas vivenciam uma visita à Feira

A nutricionista Graziela Carrão, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Escola Trilhas, realizou uma atividade com as turmas do Infantil V para enriquecer as conversas sobre o projeto que este nível desenvolverá no Simpósio Criança, Mídia e Consumo: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. A ideia de “ir à feira com a Grazi” foi para criar uma

Leia Mais

Atenção! o Tamanduá-Bandeira corre risco de extinção.

As turmas dos infantil VI (Peixe Boi e Tamanduá-Bandeira) estão investigando animais que correm risco de extinção. Acompanhe abaixo o texto coletivo produzido pelas crianças, com a ajuda das Professoras Renata e Karen. “Você conhece o Tamanduá-Bandeira? Ele é um mamífero que vive no cerrado e se camufla nos matos maiores. E mesmo conseguindo se

Leia Mais