Infraestrutura da Trilhas

A Escola Trilhas fica no bairro Juvevê,

numa área de 8500 m².

Preservar o contato das crianças com a natureza sempre esteve entre as prioridades da direção da Trilhas. Por isso nossos espaços ao ar livre são valorizados, cuidados e muito explorados pela equipe pedagógica.

Amplos pátios, bosques,  diversas árvores, horta, caixas de abelhas nativas de diferentes espécies, brinquedos, parquinhos, casinhas e espaços com areia e pedrinhas compõem o cenário das mais diferentes atividades para as crianças: brincadeiras, relaxamento, arte, teatro, explorações, pesquisas, contação de histórias…

Já os espaços internos de aprendizagem, cuidadosamente pensados, estão distribuídos em cinco casas: Casa do Bosque, Casa do Girassol, Casa dos Ipês, Casa dos Hibiscus e Casa das Laranjeiras. Elas abrigam pátios cobertos, salas de aulas, de informática, de multimídia, de arte, de música, o auditório e a biblioteca.

A Casa do Bosque

A Casa do Bosque abriga o Espaço Cultural da Trilhas.

Uma casa centenária, que recebeu este nome por ter em seu quintal uma infinidade de espécies de árvores nativas como araucária, paineira, plátano, jerivá, dentre muitas outras. Este quintal também serve de morada para as Jataí e também Mandasaia, espécies nativas de abelhas que não possuem ferrão. Em 2015, a casa passou por uma reforma e agora é a sede do Centro Cultural do Bosque, um espaço que acolhe a maior parte das atividades ligadas a arte e ao movimento: salas de música, sala dos ateliês, sala dos espelhos, território de luz e sombra, pátio coberto, deck de madeira ao ar livre e um espaço que as crianças adoram: a sala do faz de conta.

A Casa do Girassol

A casa do Girassol foi inaugurada em agosto de 2008. Nessa casa temos salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e auditório. Em 2012, foi ampliada e ganhou mais salas de aula e também uma ampla cozinha industrial e refeitório com capacidade para atender 100 pessoas ao mesmo tempo, com mais conforto para os alunos.  Além dos espaços pedagógicos e de alimentação, a casa também abriga o setor administrativo da escola.

A Casa dos Ipês

Construída em 2002, ampliada em 2003, essa casa dispõe de ambientes especialmente projetados para o Ensino Fundamental. Possui um amplo pátio coberto e em 2013, foi ampliada para receber mais alunos. Nessa casa temos também a enfermaria da escola.
Em frente á Casa, é possível encontrar, se olhar com atenção, abelhas nativas da espécie Manduri.

A Casa dos Hibiscus

Dispõe de ambientes amplos que abrigam salas de aula, sala de arte e laboratório de ciências. No espaço externo, possui duas hortas, abelhas nativas da espécie mirim juliany e muro da escalada.

A Casa das Laranjeiras

A Casa das Laranjeiras foi construída em 2013 e dispõe de ambientes especialmente projetados para o Ensino Fundamental. Além das salas de aula, essa casa tem uma quadra de esportes.