5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Desde 1974,  o dia 5 de junho é comemorado no Brasil como o Dia do Meio Ambiente.

A data, no entanto, surgiu dois anos antes, em 1972, durante a conferência anual das Nações Unidas. Naquele ano, a pauta principal do encontro era dialogar sobre a degradação que o homem vinha (e ainda vem!) causando ao meio ambiente, os riscos para sua sobrevivência e a necessidade de preservar a diversidade biológica, acima de qualquer possibilidade.

Essa pauta continua mais atual do que nunca!

3483310931_0bb8ae7bf5_o

Todo dia é dia!

Reciclar o lixo, reaproveitar os materiais, consumir conscientemente, preservar a vida e a natureza são atitudes presentes em todas as atividades que envolvem nossos alunos. Por isso, podemos dizer que o Dia do Meio Ambiente aqui na Trilhas, é todo dia.

Neste primeiro semestre, inúmeras atividades desenvolvidas pela Coordenação Pedagógica, professoras e turmas da Trilhas, tinham como foco o tema: cuidados com o meio ambiente.

Supercondutores de Energia

No dia 31 de maio, as turmas do Infantil IV ao 5º ano, assistiram ao espetáculo “Supercondutores de Energia”, produzido pela Parabolé Educação e Cultura.

O espetáculo foi concebido como um instrumento de educação ambiental para crianças, adolescentes e educadores, tratando o tema de forma lúdica, transversal e com forte embasamento pedagógico.

“Supercondutores de Energia” aborda de forma divertida, por meio da linguagem musical trilheira e da poesia contida nas letras, temas como animais em extinção, poluição, desperdício e consumo consciente, preservação da biodiversidade, utilização de energias renováveis, entre outros. São assuntos que possuem relevância social e econômica atualmente e estão associados diretamente ao drama das mudanças climáticas. Trata-se de uma ação abrangente que coloca em evidência o potencial da arte como ferramenta de mobilização social.

Confira como foi o espetáculo!

Floresta em Metro

1Os alunos dos 3ºs anos, desenvolveram a atividade “Floresta em Metro”, em que cada aluno desenhou uma espécie de árvore. Confira o resultado abaixo

[nggallery id=560]

Projeto Nome de Turma

A turma do 3º ano C, da professora Tatiane, tem se dedicado a fazer pesquisas sobre solos, rochas e minerais, como parte do Projeto Nome de Turma deste ano.

Para trabalhar o tema com os alunos, a professora desenvolveu uma sequência pedagógica que vai desde a sensilibização para o tema, até a prática de uma pesquisa científica.

Parte do resultado das pesquisas feitas até agora pode ser vista nestes cartazes produzidos pela turma. Confira!

[nggallery id=561]

Gênesis e o Instituto Terra

“Gênesis” é um projeto de preservação do planeta, segundo Sebastião Salgado. A inspiração surgiu por meio do Instituto Terra, em Minas Gerais, criado pelo fotógrafo e sua esposa Lélia. Por meio deste instituto, o casal concretiza suas propostas para revitalizar a Mata Atlântica da região em que Sebastião Salgado passou a infância. Conheça esta história no video abaixo: