12 receitas de sopa para aquecer seu inverno

Temperatura baixando e tudo que a gente quer é algo que aqueça nosso corpo, estômago e alma! Nada melhor do que sopa. Por isso, republicamos aqui as receitas que mais gostamos…

Ela é quentinha, fácil de comer, colorida e totalmenteconfort food! Pode ser feita de caso pensado, desde o começo do dia. Ou você vai até o fundo da geladeira, mistura tudo o que tem, uma pitada disso, um pouquinho daquilo. Cozinha em fogo baixo, espera o aroma delicioso se espalhar pela casa e pronto!

Escolhi algumas receitas de sopas diferentes entre os livros de cozinha que coleciono e os sites que frequento. Elas são…diferentes. Por isso, você pode seguir a receita ou apenas se inspirar nelas. Algumas precisam ser adequadas à idade da garotada que vai saboreá-las.

Boa sopa!

beijos

Mônica

 

Borsch de beterraba

 

 

3 beterrabas
1 batata-doce média
1 cebola
6 folhas de repolho
suco de 1 limão
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal
pimenta-do-reino

Coloque numa panela de pressão as beterrabas descascadas e cortadas em pedaços pequenos, assim como a batata-doce e a cebola. Ponha sal e leve ao fogo para cozinhar. Quando estiverem quase cozidas, retire a panela do fogo, deixe sair a pressão e abra. Coloque então as folhas de repolho e a pimenta-do-reino e leve novamente ao fogo (desta vez sem a pressão) até que tudo esteja bem cozido. Acrescente por último o suco de limão e o azeite. Sirva bem quente. Rende 4 porções.

do livro Receitas Práticas com Verduras e Legumes (Ed. Melhoramentos)

Sopa fria de beringelas e iogurte

 

 

 

(a receita é fria, mas no inverno você faz quentinha!)

3 beringelas
2 pimentões vermelhos
1 pimentão verde grande
3 potes de iogurte natural
2 dentes de alho
50 g de azeitonas pretas
1 limão
1 pitada de pimenta-caiena
3 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino e sal

Lave as beringelas e corte-as no sentido do comprimento. Numa forma untada, coloque as beringelas, os pimentões vermelhos, o verde e leve ao forno para assar e gratinar. Quando as cascas estiverem bem tostadas de um lado, vire-os para que assem igualmente. Retire as beringelas quando estiverem macias e os pimentões quando estiverem dourados. Coloque-os numa travessa com o caldo que foram soltando e, assim que esfriarem, retire as cascas. Remova também as sementes do pimentão. Junte o iogurte, os dentes de alho, o azeite, o suco de 1 limão, uma pitada de pimenta-caiena, pimenta e sal. Bata no liquidificador até obter um creme uniforme. Vá acrescentando água até chegar à textura desejada. Verifique o sal e deixe esfriar. Enfeite com azeitonas pretas e sirva. Rende 6 porções.

Obs: leve ao fogo novamente para ficar quentinha, mas não deixe ferver.

do livro Cozinha País a País – Grécia, da Folha de S.Paulo

Sopa de peixe

 

 

1 1/2 kg de robalo em lascas
300 g de erva-doce
150 g de aipo
2 cebolas médias
1 maço de salsa
1 maço de coentro
1/2 colher (chá) de noz-moscada
2 1/2 litros de caldo de peixe
6 dentes de alho, azeite e salsa para o creme de alho

Refogue numa panela larga, com um pouco de azeite, a cebola e o aipo picados finos, Adicione a salsa e o coentro, picados bem fino, e mantenha em fogo baixo até dourar a cebola. Acrescente a erva-doce, picada fina, mexa e tempere com noz-moscada e sal. Cozinhe durante 5 minutos antes de juntar o caldo de peixe. Aumente o fogo médio durante 20 a 25 minutos. Prepare o creme de alho cozinhando os dentes de alho na água até que estejam macios. Retire, descasque os dentes de alho, escorra e amasse-os com um garfo. Tempere e dê liga com azeite extravirgem até obter um creme. Acrescente o robalo à panela deixando cozinhar durante 3 minutos antes de juntar parte do creme de alho. Ajuste o tempero do sal, dê uma última fervura e sirva. Rende 6 porções.

Obs: você pode comprar caldo de peixe em tablete e misturar com água para fazer o caldo.

do livro Cozinha País a País – Marrocos, da Folha de S.Paulo

 

Sopa branca de Sète

 

 

1 kg de cauda de tamboril. Você também pode usar robalo ou dourado
1 l de água
1 l de vinho branco
6 fatias de pão
2 cebolas
2 cenouras
1 alho-poró
2 dentes de alho
1 buquê de ervas aromáticas suaves
casca seca de laranja
açafrão em pó
Alioli (um molho que você faz com alho e azeite)
pimenta-do-reino e sal

Cozinhe em uma panela a parte branca do alho-poró, as cebolas e as cenouras – cortadas em rodela – e os dentes de alho picados com água e vinho branco. Mantenha durante 30 minutos em fogo médio. Incorpore o tamboril, limpo e cortado em pedaços médios, tempere com ervas, um pedacinho de casca de laranja, pimenta-do-reino e sal, e deixe cozinhar por 10 minutos (conforme o tempo desejado para o peixe). Doure as fatias de pão no forno em fogo baixo. Retire o buquê e o peixe, coe o caldo e mantenha-o em fogo alto até reduzi-lo à metade. Deixe que esfrie um pouco antes de dissolver nele 2 ou 3 colheres (sopa) de alioli. Sirva o peixe nos pratos, coloque uma fatia de pão em cada um, polvilhe com um pouco de açafrão e cubra o caldo.Rende 6 porções.

obs: dependendo da idade da criança, diminua ou elimine o vinho. O álcool evapora, mas elas podem não gostar do sabor.

do livro Cozinha País a País – França, da Folha de S. Paulo

Sopa de cogumelos e frango

 

1 1/2 l de caldo de frango
100 g de cogumelos frescos
100 g de peito de frango
2 hastes de cebolinha
1 dente de alho
3 ramos de coentro
2 colheres (café) de pasta de anchova (ou 2 filés de alici)
1 colher (sobremesa) de banha de porco ou bacon
5 grãos de pimenta-do-reino
sal

Amasse o alho, o coentro e a pimenta-do-reino num pilão, até que fiquem com uma consistência fina e homogênea. Salteie com a banha de porco ou bacon derretido, numa frigideira, durante 1 minuto, em fogo médio. Retire da frigideira e reserve. Aqueça o caldo de frango numa panela grande. Quando ferver, acrescente os cogumelos limpos, lavados e laminados. Junte a pasta de anchova e o tempero de alho, pimenta-do-reino e coentro. Dissolva no caldo e mantenha no fogo. Adicione o peito de frango cozido e cortado e aqueça sem deixar que volte a ferver. Polvilhe com as cebolinhas, cortadas em rodelas bem fininhas, ajuste o tempero de sal e está pronto para servir. Rende 6 pessoas.

do livro Cozinha País a País – Tailândia, da Folha de S. Paulo

Sopa de peixe e agrião

 

 

1/4 de xícara de azeite
carcaça de 1kg de pescada-cambucu
1 cenoura cortada em pedaços
1 cebola grande, cortada em pedaços
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de páprica picante
2 litros de água
3 xícaras de folha de agrião

Em um caldeirão ou em uma panela grande, aqueça o azeite. Junte a carcaça, a cenoura e a cebola e frite em fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até dourar ligeiramente. Adicione os demais ingredientes, exceto o agrião, e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por 45 minutos. Passe por uma peneira, reservando apenas o caldo. Volte o caldo ao fogo. Junte o agrião, deixe ferver por um minuto e sirva. Rende 6 porções.

da revista Cláudia Cozinha

 

Sopa de Cebola do Outback

 

2 litros de água
4 cubos de caldo de carne
3 cebolas médias, cortadas em quartos e fatiadas
1/2 xícara de amido de milho (Maizena)
1/2 xícara de água
1 xícara de creme de leite (235ml)
Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora
Uma pitada de alho em pó (opcional)
100g de queijo Gouda ou Edam, ralado grosso

Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água e depois dissolva nela os 4 cubos de caldo de carne. Acrescente as cebolas, abaixe o fogo e deixe ferver durante 25 minutos. Em uma tigela pequena, misture o amido de milho e a água até dissolver completamente. Aos poucos, acrescente cerca de 1 xícara da água que está fervendo com as cebolas, e misture bem. Em seguida, despeje tudo (aos poucos) de volta na panela, mexendo lentamente para misturar bem e não empelotar. Tempere com a pimenta-do-reino e o alho em pó. Deixe ferver por mais 15 minutos, até engrossar. Tire do fogo e misture o creme de leite até incorporar bem. Na hora de servir, espalhe um pouco do queijo por cima da sopa quente. Rende 4 porções.

do Cinara`s Place

Creme de mandioca com caranguejo

 


500g de mandioca
700ml de caldo de frango ou de vegetais claro e suave (feito em casa, por favor)
sal
pimenta branca
400g de carne de caranguejo
azeite do bom

Descasque a mandioca, corte em pedaços e leve para cozinhar em uma panela com água. Cozinhe até amolecer. Enquanto isso, cozinhe o carangueijo no vapor, na água com limão. Esprema a mandioca, misture ao caldo e bata em pulso no liquidificador, se quiser o creme mais liso. Tempere, coloque o carangueijo, uma pitadinha de sal e pimenta sobre a carne e finalize com um fio de azeite.

do Mixirica

 

Sopa de abóbora com bolinhas de queijo

 

1/2 kg de abóbora japonesa
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola
1 dente de alho
500 ml de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1)
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino a gosto

Lave a abóbora sob água corrente. Numa tábua, descasque-a e corte ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos. Pique a cebola e o alho. Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo médio. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Junte o alho picado e mexa por 1 minuto. Adicione os cubos de abóbora e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, regue com o caldo de legumes quente e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 20 minutos ou até que os cubos de abóbora fiquem macios. Enquanto isso, prepare as bolinhas de queijo (veja a receita a seguir). Retire a sopa do fogo e bata no liquidificador por 1 minuto, tome cuidado com a sopa quente! Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite fresco, misture bem. Junte as bolinhas e deixe ferver novamente.

Para as bolinhas
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 gemas

Numa tigelinha, coloque o parmesão e as gemas. Misture bem com as mãos até formar uma massa. Faça bolinhas uniformes até a mistura acabar.

da Panelinha

Sopa de Milho

 

 

1 lata de milho drenada
500 ml de água
1 cubo de caldo de legumes
1 cebola pequena cortada em 4
1 dente de alho pequeno fatiado
1 colher de sopa cheia de requeijão
1/2 caixinha de creme de leite
cebolinha e limão a gosto
sal e pimenta calabresa a gosto

Coloque em uma panela a água, o milho, o caldo de legumes, a cebola e o alho e deixe cozinhar por 20 minutos, com a panela tampada. Depois deste tempo, com a ajuda de um mixer bata todos os ingredientes. Coloque o requeijão e o creme de leite e misture bem. Corrija o sal e coloque pimenta a gosto. Sirva em um prato fundo, polvilhe cebolinha fresca picada e pingue gotas de limão.

do Arte na Cozinha

 

 

Sopa de Banana com Curry do restaurante paulistano Spot

 

 

1 kg de banana nanica
75 g de manteiga
1 e 1/2 xicára de cebola picada
2 colheres (chá) de curry em pó
2,7 litros de caldo de galinha
1/3 xícara de suco de limão
4 colheres (chá) de sal
450 ml de creme de leite
Derreta a manteiga numa panela e refogue com cebola por cinco minutos. Ponha o curry e deixe mais 30 segundos. Junte o caldo de galinha, as bananas (já descascadas e picadas), o suco de limão e o sal. Deixe ferver, tampe, e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo brando. Bata no liquidificador e junte o creme de leite. Reaqueça antes de servir e enfeite com coentro picado.

do Ana Viaja

 

 

 

Sopa de creme de amendoim

 

 

2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada fina
1/2 xícara de aipo picado
1/3 xícara de manteiga de amendoim (atenção, se fizer com Amendocrem, o sabor ficará mais adocicado)
1 tablete de caldo de galinha
1 pacote de sopa de galinha
3 xícaras de leite
Sal e pimenta a gosto
Amendoins picados

Derreta a manteiga e refogue a cebola e aipo por 5 minutos. Misture a manteiga de amendoim, o caldo de galinha, a sopa de galinha e o leite. Mexa em fogo baixo, até a sopa começar a ferver. Tempere a gosto e polvilhe com amendoim picado.

do Cooks.com (aqui você encontra a receita original. Tentei traduzir da melhor forma possível)

 

 

FONTE: Comer Para Crescer

Related posts

A 24ª Feira Literária da Trilhas vem aí!

A 24ª FLiT acontecerá no dia21 de setembro, das10h às 13h. É sempre uma alegria preparar a nossa feira do livro, um evento que realizamos há 24 anos e que foi ganhando grandes proporções, para além das narrativas escritas e por isso está sendo rebatizada como Feira Literária da Trilhas. Ou simplesmente FLiT! Quem faz

Leia Mais

Delícias saudáveis: receita de Biscoito de Mel

Com frequência, nossos alunos e alunas literalmente colocam a mão na massa para executar receitas saudáveis nas aulas de culinária, conduzidas pela nossa nutricionista Graziela Carrão. Há alguns dias, duas turmas do Período Integral, da professora Viviane Deslandes, fizeram bolachas de mel com especiarias! Foi um sucesso total!Confiram abaixo a receita da bolacha e as

Leia Mais

Gravação do CD Conexões de Toda Natureza

Na semana de 19 de agosto a 23 de agosto, aconteceram as gravações das músicas que irão compôr o CD Conexões de Toda Natureza! O auditório da Trilhas foi transformado num estúdio de gravação para captar as vozes das crianças para o CD tema do Projeto Trilhas Sonoras2019. Todas as turmas gravaram suas músicas deste

Leia Mais