100 dias para a mobilização que busca espaços públicos com segurança nas grandes cidades

Movimento organizado por crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.

100
Dia 12 de outubro mais de 20 cidades estarão envolvidas em mais um evento que marca as mobilizações em prol do mês da criança. Este, em especial, traz consigo o tema mais forte da Criança na sua FelizCidade, sendo uma mobilização organizada por crianças, famílias e educadores em parceria com a RedSOLARE Brasil – associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia (Itália) – com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.
Desde hoje, 04 de julho, com a chamada aos 100 dias que faltam para a mobilização, a sociedade está convidada a escutar as crianças, através de oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos brasileiros e todos aqueles que visitam as grandes cidades em Atos Públicos no dia 12/10 (sábado). As oficinas acontecerão em diversas instituições, em especial escolas públicas e privadas de educação infantil que estão em diálogo com a RedSOLARE Brasil.
Esta mobilização tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o abandono e a violência nas ruas da grande morada e refletir sobre o espaço da criança. Iniciada na cidade de Salvador, em 2012, a mobilização ganhou a adesão de mais de 20 cidades brasileiras e de 12 países da América Latina (Argentina; Chile; Colômbia; Costa Rica; Guatemala; México; Panamá; Paraguai; Peru; Rep. Dominicana; e Uruguai), que farão a mobilização também no dia das crianças.
As cidades serão habitadas e será criada uma rica atmosfera de paz, traduzida pela presença da infância e com a força da liderança das famílias e instituições de educação. Será formado um tapete com os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que cada cidade precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança. Na edição de 2013, os eventos acontecerão de forma simultânea em todo país e as metas de quantidade de bonecos são variadas de acordo com a mobilização de cada cidade.
Segundo Marilia Dourado, representante da RedSOLARE Brasil, “as crianças têm ideias e olhares surpreendentes sobre a cidade, sua condição, estrutura e organização. Garantiremos momentos para escutar e valorizar suas vozes, vez e ideias, apoiando-as em ações que deem visibilidade a uma campanha da Criança na sua FELIZcidade! A PRESENÇA, participação e engajamento de todos será fundamental. O movimento começou em Salvador, ganhou Brasil e o mundo, porque este é mais um exemplo que ressalta a capacidade de mobilização e de fazer a diferença do nosso povo”.
Mais Informações:
http://presencanomundo.blogspot.com.br/
(71) 3036-3009

End.: Av. Tancredo Neves, nº 620 – Caminho das Árvores. Cond. Mundo Plaza, sl. 1005. Salvador – BA
Telefone: 71 3036 3009 / E-mail: [email protected]

Related posts

Confiram como foi a 23ª Feira do Livro da Trilhas!

Nossa 23ª Feira do Livro, que aconteceu no sábado, dia 22/9, foi um sucesso! O dia estava lindo, muitas famílias presentes para acompanhar a programação cheia de atividades! O evento contou com espaços para as turmas apresentarem seus livros coletivos, compra e troca de livros e gibis, contação de histórias, leituras dramáticas pelos 5º anos

Leia Mais

Muita alegria na festa do Boi Trilheiro!

E mais uma vez, a equipe da Parabolé Educação e Cultura veio pra Trilhas animar nossa festa em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto). A divertida apresentação aconteceu no dia 29 de agosto com a participação do amigo e parceiro Levi Brandão! Seguindo a tradição, cada turma também confeccionou um boneco representando um

Leia Mais

23ª Feira do Livro da Trilhas vem aí!

A literatura ocupa um lugar especial em todo o trabalho pedagógico da Escola Trilhas. Acreditamos que, junto com as famílias, somos responsáveis pela formação de leitores competentes e que os bons leitores terão mais condições de serem bons escritores e, principalmente, bons pensadores. Por isso, é com entusiasmo que anunciamos a realização da tradicional Feira

Leia Mais