10 dicas para criar uma menina segura de si

Veja como você pode ajudar a construir a autoestima da sua filha

460387315

1) Carinho nunca é demais. Crianças que nascem em um lar afetuoso tornam-se mais confiantes para enfrentar os problemas que vão surgir.

2) Saltos, maquiagem e roupas de adulto é coisa de gente grande. Mesmo que a sua filha insista, vale lembrar que tudo tem seu tempo – e ela ainda não está preparada para se comparar aos modelos de beleza que a sociedade impõe por meio da moda e da indústria de cosméticos.

3) Deixe-a correr atrás dos próprios sonhos. Isso significa incentivá-la a fazer as coisas sozinha desde cedo, seja comer com talheres ou calçar os sapatos.

4) Não subestime os sentimentos da sua filha. Se a criança está chateada com alguma coisa, mesmo que pareça bobagem, ouça o que ela tem a dizer.

5) Por outro lado, proteger demais também faz mal. Frustrações são aprendizados, afinal.

6) Elogie na medida certa. Devemos ressaltar as virtudes e apontar os defeitos, esclarecendo que é sempre possível recomeçar.

7) Esteja presente. O olhar dos pais é fundamental para apresentar a realidade à criança de maneira crítica, nas experiências do dia a dia.

8) Evite os rótulos. Em vez disso, explique as diferenças. Algumas pessoas são tímidas, outras são extrovertidas e por aí vai. Isso é importante para ela aprender a se conhecer e a se respeitar do jeito que é.

9) Pela mesma razão, é fundamental ensiná-la a ter uma boa imagem do próprio corpo. Incentive-a cuidar de si mesma, com uma boa alimentação e praticando esportes, por exemplo. E, principalmente, sem comparações. Cada pessoa é única e especial!

10) Por último, é preciso deixar claro que a felicidade não se compra. Bens materiais, como brinquedos, roupas e sapatos, são legais. Mas a autoestima se constrói com base nas relações humanas – e quanto mais sólidas, melhor.

Fonte: Revista Crescer.

Related posts

A 24ª Feira Literária da Trilhas vem aí!

A 24ª FLiT acontecerá no dia21 de setembro, das10h às 13h. É sempre uma alegria preparar a nossa feira do livro, um evento que realizamos há 24 anos e que foi ganhando grandes proporções, para além das narrativas escritas e por isso está sendo rebatizada como Feira Literária da Trilhas. Ou simplesmente FLiT! Quem faz

Leia Mais

Delícias saudáveis: receita de Biscoito de Mel

Com frequência, nossos alunos e alunas literalmente colocam a mão na massa para executar receitas saudáveis nas aulas de culinária, conduzidas pela nossa nutricionista Graziela Carrão. Há alguns dias, duas turmas do Período Integral, da professora Viviane Deslandes, fizeram bolachas de mel com especiarias! Foi um sucesso total!Confiram abaixo a receita da bolacha e as

Leia Mais

Gravação do CD Conexões de Toda Natureza

Na semana de 19 de agosto a 23 de agosto, aconteceram as gravações das músicas que irão compôr o CD Conexões de Toda Natureza! O auditório da Trilhas foi transformado num estúdio de gravação para captar as vozes das crianças para o CD tema do Projeto Trilhas Sonoras2019. Todas as turmas gravaram suas músicas deste

Leia Mais